Hello pessoas! Tudo bem com vocês? Comigo está tudo maravilindo e hoje venho fazer a minha primeira tentativa de resenha literária na vida e será sobre esse livro maravilhoso que faz parte da coleção Vilões da Disney "A fera em mim" da autora Serena Valentino que conta a história do Príncipe antes dele conhecer a bela e também explica várias coisas que acontecem durante a história.
Antes de começarmos já vou avisando que essa resenha pode conter alguns Spoillers, nada que vá estragar a experiencia com a leitura, na verdade eu acredito que vá te deixar até mais curioso para ler, como aconteceu comigo, mas quem quer se guardar para as surpresas (que não são poucas) tá dado o aviso.
Antes de começarmos vamos deixar claro que a coleção é baseada nas animações originais da Disney, com selinho de aprovação e tudo, então tudo relatado no livro é sim a história desses personagens. Não levem em considerações nenhum outro filme, Live Action, série animada, apenas os filmes originais Disney.
Dito isso vamos começar.
Em primeiro lugar vamos falar da coleção em si. São três livros com capas maravilhosas e cada um fala de um
personagem. "A fera em mim." que é o nosso foco de hoje trás a história do Príncipe da Bela, "A mais bela de todas" fala sobre a rainha má da Branca de Neve e "Úrsula" que fala da história da Bruxa do mar de A pequena sereia. As capas trazem os dois lados, no caso do livro "A fera em mim" a capa frontal traz a imagem dele como a fera e a contra capa sua imagem como príncipe em um fundo preto. Lindooooo!!!!!! Os livros foram lançados em 2016 aqui no Brasil pela editora Universo dos Livros (aceitamos patrocínio ;) ) Eu acho, mas assim só acho mesmo, que deveriam fazer sobre mais vilões. #FicaADica
Quem não conhece a lenda sobre o príncipe mimado, egoísta e grosseiro que vive em um lindo castelo no alto da montanha que vou enfeitiçado por uma feiticeira lindíssima? Todo mundo que teve no mínimo um vídeo cassete (menores de 20 anos não vão saber o que é isso) sabe do que estou falando, a linda cena de abertura da animação A Bela e a Fera. Vamos iniciar com uma coisa que é fato, ele não foi transformado em Fera por ser a melhor pessoa do mundo. Na animação deixa bem claro que ele era um príncipe mimado egoísta e grosseiro, mas ninguém é transformado em uma besta apenas por isso, caso contrário 90% daquele reino também teria sido, e o livro traz exatamente isso.
Outra pergunta que sempre nos assolou é: Quem era aquela bela feiticeira?
Pois bem pessoas, aquela é Cerci e pasmem, ela foi a primeira noiva do Príncipe! 😮 Aposto que suas cabeças devem estar explodindo agora, a minha também explodiu. Antes deles terem esse pequeno desentendimento Cerci era noiva do Príncipe (detalhe, em todo o livro nunca é mencionado o nome dele), ela o amava de todo o coração e ele... Bem, ela achava ela bonita, era calada, e o idolatrava, então para ele Cerci era uma mulher perfeita para ser sua esposa e rainha.
Antes que venham crucificar, tenham em mente a época na qual essa história se passa. As mulheres era sim criadas para serem apenas objetos de decoração, não tinha estudo e eram treinadas para serem mães, donas de casa e noivas perfeitas. Sem personalidade, sem opinião e sem voz.
Um belo dia o Príncipe estava com seu melhor amigo, amigo de infância Gaston 🤯 . Sim pessoas, Gaston e o Príncipe eram amigos de infância, o que diz muito sobre a personalidade do Príncipe. Gaston diz ao amigo para não se casar com Cerci, pois mesmo que fosse linda ela era a filha do criador de porcos da aldeia e isso seria uma grande vergonha para o Príncipe.
Vamos analisar essa bomba. O príncipe e Gaston são amigos de infância, o que significa que suas personalidades devem ser muito parecidas já que ele tema liberdade de dar pitaco na vida pessoal do Príncipe e tudo o mais a intimidade entre eles é absurda e o livro mostra muito disso, essa cumplicidade entre eles e suas semelhanças na forma de agir e pensar. Confesso que cheguei a criticar a Cerci durante a leitura, transformá-lo em Fera foi pouco, ele tinha que ter sido mandado para os quintos dos infernos.
Voltando. O Príncipe vai com Gaston e encontra sua linda noiva na fazenda, em meio aos porcos toda suja e desgrenhada. Claro que aquilo o revoltou muito, ele humilha a pobre moça, xinga e diz que ela é uma mentirosa por nunca ter lhe contado que vinha de uma família de criadores de porcos. Cerci se defende dizendo que ele nunca perguntou, então ela não disse.
Mais uma vez vemos como ele era uma pessoa superficial e narcisista ao extremo. O cara se quer perguntou sobre a vida de sua noiva, nunca se interessou por nada sobre ela, família ou o que fosse. Contanto que fosse calada, linda e não tivesse opinião própria para ele estava perfeito.
O Príncipe ordena que Cerci nunca mais apareça na frente dele, mas a pobre moça apaixonada, se sentindo culpada, vai até o castelo debaixo de uma tempestade e tenta se desculpar oferecendo uma rosa ao seu amor, como símbolo de que eles se amavam. No próprio livro diz que Cerci estava tão suja, com uma manta velha sobre os ombros, e curvada para se proteger da chuva que parecia uma velha pedinte. Lembram da lenda do inicio da animação? Pois é. O Príncipe claro recusa a oferta e volta a expulsá-la, mesmo a menina pedindo abrigo da forte chuva e é ai que ela se revela uma linda e poderosa feiticeira. Junto com ela foram suas três irmãs mais velhas que são cruéis ao extremo, sérios, elas são loucas e o passa tempo favorito delas e criar confusão.
As irmãs da Cerci estão loucas de raiva pelo que o Príncipe fez a sua irmã caçula e querem o pior dos castigos para ele, mas Cerci as coloca de escanteio e faz seu feitiço, amaldiçoando o Príncipe, o castelo, a propriedade e todos que vivem lá e que o encanto só será quebrado quando ele aprender o que é realmente amar e for retribuído da mesma forma com um beijo de amor verdadeiro.
Um detalhe maravilhoso no livro é que ele mostra a transformação do Príncipe, que durou cerca de um ano até que todos no castelo e o próprio príncipe fossem totalmente transformados. Nesse período ele meio que não acreditou na maldição, achou que era tudo mentira, mas então ele começou a mudar gradativamente e decidiu encontrar o tal amor verdadeiro. Mas como alguém que só ama a si mesmo vai encontrar um amor? Que tal um baile?
Gaston, preocupado com o amigo estar deprimido pelo rompimento com Cerci (Atentem que Gaston não sabe de nada do que aconteceu, nem que Cerci é uma feiticeira e nem sobre a maldição) sugere ao amigo que faça um baile e pasmem, ele cita o príncipe da Cinderela *0*
"E seu amigo que deu uma festa assim? Não foi bem-sucedido depois do acontecimento do sapatinho de cristal ser solucionado?"
E isso é apenas o começo pessoas do meu core, o livro é tomado por referências de outras histórias de Princesas Disney, provando que todos os mundos estão de alguma forma conectados.
Nesse baile o Príncipe conhece Tulipa, uma princesa perfeita, calada, sem vontade própria, educada, perfeita para ele (Mais uma vez, lembrem-se da época na qual a história se passa) e é claro que ela se apaixona por ele, afinal para os padrões da época ele é o homem perfeito, sonho de todas as mulheres.
Bom gente, muitas coisas acontecem nesse período antes dele conhecer a Bela e até mesmo é relatado detalhes que nunca paramos para pensar que acontecem durante a convivência deles no castelo.
Minha opinião sobre o livro? LEIAM! É maravilhoso, a escrita é em terceira pessoa, mostrando vários pontos de vista e assim fica muito mais fácil de entender vários acontecimentos da história da animação que acredito muitos nem chegaram a pensar em questionar. Se voltei a amar o fera... bem, ele aprendeu a lição no final, então acho que sim, mas que a Cerci foi muito gente boa com ele, isso ela foi. Eu teria feito coisa muito pior.
É isso ai galerinha, essa foi a primeira resenha que fiz na minha vida, nem sei se pode ser chamado de resenha, mas tá ai. Se curtiu compartilhe com os amigos, se inscreva no blog para mais conteúdos sobre livros e literatura, siga as meninas nas redes sociais e nos vemos por ai, pela vida louca de uma escritora apaixonada.