top of page

O que é, o que é...

Hello pessoas! Tudo bom com vocês? Nós estamos super bem.

Hoje vamos fazer uma brincadeira educativa sobre subgêneros literários.

O que é, o que é Romance Erótico?

Bom, primeiro precisamos entender uma coisa bem simples: Erótico NÃO É Pornô.

Muitas pessoas confundem os dois, mesmo sendo coisas completamente diferentes. A literatura erótica é menos licenciosa, ou seja, o foco não é o sexo, mas a história dos personagens e seu desenvolvimento como casal no decorrer da trama e quando acontece o sexo ele é detalhado tanto na cena quanto nos sentimentos dos personagens. Já a e literatura pornográfica é abertamente licenciosa, o foco é o sexo e tudo o que se pode fazer nele, sem se preocupar com normas sociais, os "bons costumes", por exemplo.

Agora que já entendemos isso, vamos focar no gênero Romance, subgênero Erótico.

A literatura erótica sempre existiu, até porque, tudo aquilo que excitasse claramente o apetite sexual ou cuja linguagem incluísse termos obscenos era considerada “erótica”. A literatura erótica remete para as descrições estéticas do amor sensual, rejeitando a exclusividade da procura do prazer explícito que resulta da exibição pública ou privada desse amor. Dentro disso temos níveis desse amor, que são o softcore, menos explícito, menos descritivo, menos visual e o hardcore, mais explícita, mais descritiva, mais visual.

O Romance Erótico estourou em mesmo em 2013, com o famoso 50 Tons de cinza, saindo das sombras e conquistando seu lugarzinho ao sol no meio literário.

Atualmente vemos muitos escritores de romances eróticos, especialmente em plataformas online de auto publicação. Mas por que, você pergunta. É simples, jovem gafanhoto. Para começar ler em um tablet, celular ou Kindle é mais confortável para o leitor, já que ninguém vai saber o que ele está lendo, pois não tem uma capa para as pessoas olharem, fora a facilidade de transportar centenas de livros em um aparelho com menos de 1kg. Outro ponto é que o autor pode manter sua identidade escondida através de pseudônimos, se resguardando seja pelo motivo que for.

Entendam, não é que tem mais livros eróticos no mercado, mas sim mais leitores quebrando seus próprios tabus e consumindo sem medo de serem julgados pelos outros. O erotismo existe desde que o mundo é mundo, mas era algo escondido, visto como errado e pecaminoso, hoje com as pessoas se libertando sexualmente, ler romance erótico deixou de ser um tabu (obrigada 50 tons).

Nós aqui do VDE amamos de paixão a literatura erótica, tanto que até temos livros desse subgênero (podem procurar depois ^^). Não temos vergonha e nem medo, mas infelizmente ainda existem aqueles que apontam seus dedos, julgam e chegam ao ponto de faltar com o respeito com escritoras de romances eróticos.

Não sejam essas pessoas.

A literatura erótica é como qualquer outra, e como qualquer outra tem leitores e escritores que amam ou odeiam. É gosto e deve ser respeitado. Nós respeitamos todos <3

E você? Já leu, lê ou leria um romance erótico? Nos conte sua experiência e qual subgênero você quer ver aqui no "O que é, o que é"

Bjus no kokoro de todos ^^


bottom of page