top of page

Arquivo X

Hello pessoas! Tuduuuuuu bom?

Acredito que todos já estão sabendo do terror do Artigo 13 lá na Europa e do que ele se trata, mas vamos resumir para quem ainda não está sabendo.

O Artigo 13 faz parte de um plano de reforma sobre direitos autorais que, se entrar em vigor, terá validade nos países que compõem a União Europeia. Basicamente, o Artigo 13 determina que plataformas online, independente de tamanho ou do tipo de serviço oferecido, filtrem uploads de conteúdo para combater a violação de copyright por parte dos usuários, ou seja, Redes sociais como o Facebook, Twitter, Instagram, Youtube serão penalizados se algum usuário postar links, imagens ou até mesmo citar marcas, livros, filmes, músicas ou pessoas famosas.

Vocês leram certo meus amigos, livros também já que apenas o autor do livro poderia fazer vídeos sobre o mesmo, não poderia por o link da loja onde ele está sendo vendido, blog literários não poderiam mais postar resenhas, a menos que o livro tenha sido escrito por ele(a).

Por enquanto o artigo não está em vigor, mas já causa muita preocupação entre as plataformas citadas a cima e muitas outras, fora os usuários, já que o risco de que essas plataformas simplesmente encerrem suas atividades nos países que compõe a UE. Sim, isso é possível.

"Mas encerrar as atividades vai prejudicar essas plataformas"

Acredito que processos milionários vão prejudicar muito mais, pois são as plataformas as responsabilizadas por post, vídeos e qualquer coisa postada por terceiros que que viole os direitos autorais e de imagens.

Posicionamentos.

Em uma nota oficial do Facebook, a companhia avisou que esse artigo “pode significar consequências sérias e não intencionais para uma internet aberta e criativa”. Enquanto a CEO do YouTube, Susan Wojcicki, escreveu que a norma “apresenta uma ameaça aos meios de subsistência de todos os criadores [de conteúdo, como youtubers] e a toda nossa habilidade de enviar vídeos para compartilhar nossas vozes com o mundo”.

Em uma nota de Robert Kyncl, diretor de Negócios do YouTube, ele disse: “uma lista cada vez maior de artistas globais tem presenciado suas canções se tornarem virais por meio de vídeos de dança feitos por fãs, como In My Feelings, do Drake, e Sapés Comme Jamais, de Maître Gims”.

O que vocês acham de tudo isso? É justo? Injusto? Será possível que esse artigo seja copiado por outros países pelo mundo?

Eu, Kel, não acredito que isso vá para frente por vários motivos, um deles é que 90% das empresas e toda a classe artística, especialmente no meio musical, são contra esse artigo. Fora que se as plataformas resolverem se unir e encerrarem as atividades vai causar uma grande movimentação do povo contra o poder público, talvez até mesmo causando o fim da união Européia.

Posso estar viajando? Sim, mas devemos pensar que por mais que os países da União Européia sejam "unidos" se as coisas apertarem eles vão sair e acatar o povo para evitar problemas internos sérios.

Vamos aguardar notícias e torcer para que esse artigo caia logo.

Não esqueçam de deixar nos comentários suas opiniões sobre o assunto e o que vocês querem ver aqui no Vida de Escritora.

bottom of page