Hello pessoas!!!
Tuduuuuuuuuuu bom com vocês?
Aqui é a Kel e hoje venho dar uma notícia jornalistica deveras importante para o futuro do nosso mercado literário.
Todo mundo já deve estar sabendo do que está acontecendo com a Saraiva e a Cultura, mas vamos resumir de uma forma bem simples... Lascou! Tanto a Saraiva quanto a Cultura estão com dívidas absurdas junta a fornecedores e editoras, tanto que um dos fornecedores da Saraiva, para quem a mesma está devendo a bagatela de R$ 60 mil reais, chegou a pedir a falência da empresa. Já a Cultura já pediu recuperação judicial com a divida chegando aos R$ 285,4 MILHÕES. Eu não estou exagerando, bem que eu queria estar, mas é real. E para fechar com chave de ouro a Fnac está deixando o Brasil, sim pessoas o caos está instaurado.
Mas como isso tudo aconteceu? De quem é a culpa?
Muitas pessoas vão culpar a Amazon, o povo por não consumir livros físicos, as editoras por cobrarem absurdos pelos exemplares e publicações. A verdade é que a culpa é da péssima gestão dessas empresas. Fato. Não é culpa do brasileiro que não lê, por que ele lê, só que agora nas plataformas digitais. Ambas a livrarias são os "monstros" do mercado literário, sendo não apenas exemplos como o sonho de muitos autores em ter seus títulos vendidos nas mesmas. Vai me falar que isso não subiu a cabeça e eles começaram a se achar invencíveis? Então veio a Amazon, escritores cansados da exploração das editoras pagando pouco e cobrando valores absurdo por publicações, vendo na Amazon sua grande chance de realizar um sonho e ser pago de maneira justa pelo mesmo enquanto as livrarias vendem espaços dentro das lojas e dão mais destaque para uns do que para outros.
A livraria Saraiva já fechou 20 de suas lojas por todo o pais, mas nega que esteja passando por uma crise, mas sim um remanejamento. 🤔
Em nota a livraria Cultura disse:
"As incertezas do cenário econômico brasileiro e, dentro dela, a crise do mercado editorial, que encolheu 40% desde 2014, fez com que a Livraria Cultura passasse a enfrentar dificuldades, também. Infelizmente, após quatro anos de recessão, o cenário geral no país não apresenta sinais claros de melhoria"
O negócio tá tão feio que a Bookwire, maior distribuidora de Ebooks no Brasil, suspendeu a distribuição para as duas livrarias por falta de pagamento. 🤪🤯
Mais uma vez eu digo, não é o brasileiro que está consumindo menos literatura, ele apenas migrou para um nicho mais acessível tanto em valor quanto em praticidade e o fato desse nicho não ser contabilizado em pesquisas faz parecer que o brasileiro não lê.📚
Claro que o cenário econômico tenebroso pelo qual o pais vem passando ajuda e muito. Livrarias e editoras estão fechando as portas todos os dias e não sabemos quando e nem se isso pode mudar, mas não vamos entrar em pânico.
E você, o que está achando de tudo isso? Tem jeito? Não tem? Comenta aqui em baixo e compartilha essa matéria jornalistica (a primeira de muitas, assim espero) com seu amigos.
Bejokas❤❤❤